Press

09/01/1997 in Jornal da Marinha

ESTADO SÓNICO

O CAMINHO ESTÁ TRAÇADO

   Antes de mais , gostaria de vos deixar aqui uma frase , " Sem espectadores não há espectáculo...". Agora sim , posso dar início ao meu comentário , daquilo que se passou , na noite da passada sexta-feira .

   O tempo passava e o público não aparecia , os que lá estavam já desesperavam , as horas aceleravam p'ró dia seguinte ,...e foi então que o corvo desceu à terra . Sem grandes conversas, os ESTADO SÓNICO lá começaram a noite , com temas novos , mas sempre sem fugir à linha a que já nos habituaram .

   Alguns temas fortes , como é o caso de "Sem precisar de ti" , e dos já conhecidos " Sangue " e " Aranha " . Muita vontade de mostrar trabalhos novos , temas que poderão vir a formar o próximo disco . E um som de fazer inveja a muitas bandas , bem mais conceituadas . Esta foi uma noite que , mesmo sendo de muito nível musical , também poderia ter sido um espectáculo para todos recordarmos com saudade , nos próximos anos. Mas o que é certo , é que o público da Marinha Grande , mais uma vez provou que não dá valor à música que é feita dentro das nossas portas .

   Ouviram-se vozes da verdade , durante todo o concerto - Só não estão no topo , por falta de sorte ( e de terem nascido numa cidade , em que todos temos trabalhar muito para poderem sair daqui bandas para todo o país ).

   É certo que eu , ao afirmar que é muito difícil fazer boa música em Portugal e ao mesmo tempo ser conhecido em todo o país , posso me estar a contradizer , mas não é verdade . Quando eu a alguns meses atrás , vos recordei do êxito Marinhense OS LUNÁTICOS , não me referi á qualidade desta música , que não deixa de ser uma banda para vender discos , e pouco mais ( e o novo disco veio confirmar isto mesmo ). Mas os Estado Sónico , não demonstram a mesma vontade , talvez por isso muitas vezes prejudicados . Com uma editora que deixa muito a desejar , uma produção do único CD , longe de uma qualidade aceitável , e uma falta de público que os acompanhe , esta Banda pouco mais pode fazer , do que continuar a lutar , e esperar pela oportunidade que já esteve tão perto .

   Para o pessoal da Marinha , que até gosta de música - não se deixem influenciar por espectáculos a que chamam de concertos ou mostras de música moderna . Uma banda , não são quatro ou cinco putos armados em rufias , a tentarem fazer mais barulho com a distorção da Marshal , a baterem mais vezes por minuto na tarola da Pearl , a pedalarem com mais força nos pedais duplos do bombo , ou até mesmo a mugir no Mike .Uma banda são os mesmos quatro ou cinco Homens , unidos na música e tudo o que envolve este mundo que pode ser um sonho .Possível ou impossível para quem trabalha ou não . A música não é para quem quer , mas para quem sabe . No entanto para se aprender é preciso trabalhar ...

   AH , é verdade , grande tema o " Azul " ( Tem muita pujança).