Press

21/03/1996 in Jornal da Marinha

NOVOS SONS

   Pois é, Novos Sons é um espaço que vos vai acompanhar neste jornal durante várias semanas , não vai ser uma D. Rosa ,que muito respeito tenho por ela , mas sim uma rubrica onde se vai tentar aproximar, a realidade musical na Marinha Grande , aos leitores menos atentos desta "onda ", que se espalha cada vez mais por todas as Garagens Marinhenses. Ao longo de várias edições vamos trazer-lhes algumas conversas com músicos amigos , que todos os dias lutam por um espaço na musica portuguesa .Vamos assistir a alguns concertos dados por bandas da Marinha Grande , enfim ,vamos tentar andar atentos ao que de bom e mau se faz por "cá" , mas sempre tendo em atenção a realidade musical do momento. Como todos nós sabemos a Marinha Grande não tem grandes salas de espectáculos , mas mesmo assim há cerca de 15 bandas a ensaiar todos os fins de semana .

   Por isso mesmo nós jovens ou até mesmo menos jovens , não podemos passar ao lado de um trabalho que mesmo muito difícil , tem dado frutos . Se não , reparem no sucesso dos LUNÁTICOS , ou até mesmo dos ESTADO SÓNICO , olhando para estes exemplos não podemos fugir a uma verdade ," A música feita na Mª Grande , pode vir a ser tão boa como a que é feita em todo o país". Digo , pode , porque hoje uma banda que queira levar um projecto seu em frente , tem grandes dificuldades para o fazer , não só na gravação de maquetes, mas também na dificuldade em encontrar salas disponíveis para espectáculos .

   Ainda no passado sábado ( dia 16 ), quando fomos assistir a um concerto de duas bandas Marinhenses , fomos surpreendidos com uma " batida em retirada". Foi por volta das 10h30m, quando ainda os POLTERGEIST iam no seu 4º tema da noite,que apareceu a nossa respeitada "força da ordem" , para pôr termo ao concerto .Tal como o dono do conhecido bar afirmou , a policia apenas fez o seu dever, respondendo a várias queixas de que foram alvos ,por parte dos vizinhos .Assim torna-se dificil ,até porque andamos a remar contra a maré ( Oh !! D. Augusta como é que foi capaz ...?) ,mesmo assim damos os parabéns aos POLTERGEIST e aos SARAMPO (ex-Mentes Podres),que conseguiram trazer consigo um batalhão de fãs .

   Nos 10m que os Poltergeist actuaram, pode-se dizer que o Branquinho na bateria , o Tãtã na guitarra e o Ivo na voz e baixo , confirmaram os seus créditos ,de neste momento serem uma das bandas da Marinha G. , com mais rodagem. Esperemos que dia 27 o programa Rockultura , que se irá realizar na Escola Secundária Engº Acácio Calazans Duarte , tenha melhor sorte. Neste programa também está incluído um Café Concerto com duas Bandas da Marinha Grande , apenas podemos adiantar que uma delas são os CRASH (banda de covers). Vamos lá estar...