09/10/1997 in Jornal da Marinha

PARABÉNS À SIC

Parabéns SIC!

Obrigado por todos aqueles serões, em que tu foste e sempre serás a nossa companhia. Que era feito de nós, sem os teus fabulosos programas?

Ao fim de 5 anos, a SIC já é líder indiscutível, das audiências em Portugal. Seja de manhã, à tarde ou à noite, o canal mais visto é sempre a SIC, o canal privado do Sr. Pinto Balsemão.

Agora pergunto eu, será isto positivo para nós?

Que a TVI está à beira da falência, todos nós sabemos, mas a verdade é que nada disso afecta a nossa carteira. A empresa é privada, e todo o dinheiro que é investido, não nos pertence. O pior é na questão da RTP. Esta sim, é uma empresa pública. É movimentada com o nosso dinheiro, na condição de nos servir cada vez melhor. Todos os anos dá prejuízo, cada vez mais perde audiências para a SIC, falta-lhe criatividade e alguma iniciativa. É certo que é através do popularucho que a SIC agarra as audiências. São programas atrás de programas, em que o Marketing, o dinheiro, as audiências e todos os outros interesses económicos e sociais, estão primeiro do que a educação de um povo, que cada vez mais deixa o hábito da leitura. Mas também é certo que a RTP 1 não anda melhor. Se não fosse o Futebol, o que seria deste canal televisivo?

Ao menos podemo-nos consolar com a cultura televisiva que nos é dada pela RTP 2. Já que no canal 3, a SIC, só nos oferece música "psitacista", apresentadores a saltar como os cangurus, caras lindas (mas tão fraquinhas...), informação sensacionalista, desporto chamado de radical, desenhos animados com mais violência que o Rambo II, telenovelas maravilhosas, que tanta falta nos fazem e principalmente programas de comédia com piadas fúteis, frases simples e actores banais.

Agora penso eu cá com os meus botões... como é que é possível que a SIC seja líder de audiência, com programas tão maus? Bem, se é disto que o meu povo gosta, então não à nada a dizer.....

O que é pena é nós estarmos a pagar por um canal televisivo e vimos o outro, a concorrência. Isto para mim não tem lógica!!