Press

19/12/1996 in Jornal da Marinha

A TRADIÇÃO , JÁ NÃO É O QUE ERA

   Natal , diz-se que é uma época de compaixão , de perdão e de amor para com os outros , mas na verdade o natal dos anos 90 é como um supermercado de emoções , onde se encontram tantas prateleiras de solidariedade como de cinismo , iguais doses de espiritualismo e oportunismo materialista , pacotes de boa vontade ao lado de caixas de hipocrisia . É certo que todos nós ( religiosos ) nascemos com a ideia de que o Pai Natal existe , que o Natal é a comemoração do dia em que nasceu Jesus Cristo . Mas a religião mais importante e que está por trás de tudo , é uma religião mais moderna , a comercial . Que cada vez mais vê como sede ou igreja as grandes superfícies , como os hipermercados .

   O Natal católico , é sabido , corresponde ao solstício de Inverno , seis meses depois do solstício de verão ( conhecido pelos católicos como o dia de S. João ) . Também não é por acaso que a Missa de Natal é conhecida como Missa do galo - o galo , que celebra todos os dias o nascimento do Sol . Reza a lenda , que o Pai Natal descende de São Nicolau , um homem corpulento e de grandes barbas , que viajava em terras do norte da Europa sempre com o seu cavalo branco .

   Mas são pequenas questões , como - em que dia nasceu ao certo Jesus Cristo ? Que levam outras religiões a negar esta data como o Natal . A religião Islâmica , por exemplo , não acredita em Jesus como filho de Deus , mas sim como profeta , um mensageiro de Deus . Os Judeus , são mais radicais e não acreditam em Jesus Cristo , nem como filho de Deus nem como profeta .

   Também na música , o Natal é visto com bons olhos , principalmente a nível comercial . A indústria discográfica nesta altura , enche o mercado de colectâneas , de temas que rebentaram em todo o lado durante o corrente ano . É certo que o Metal está um pouco arredado de tudo isto , mas mesmo assim King Diamond , no final da década de oitenta , lançou um single com o tema « No presents for Christmas » e os Britânicos Bad News , cantaram « Cashing in on Christmas » embora noutra altura . Mas todos os grupos se rendem a este espírito , desde Bon Jovi que contribuio com « Back Door Santa » para a colectânea « A very special Christmas Vol I » até Madonna com « Santa Baby » .

   Ouvir John Lennon a cantar « Happy Xmas ( war is over ) » ou até mesmo Mariah Carey com « Merry Christmas » não é nada de surpreendente , mas agora ouvir Pearl Jam com « Ramblings continued » , « Christmas present » cantado pelos Sugarcubes e Jesus and Mary Chains , e Kurt Cobain com William Burroughs a cantar « The "Priest" They called him (silent night) » só representa uma verdadeira invasão , ao mercado , por parte de toda a indústria musical .

   Seja em Portugal ou em qualquer outro País de raízes católicas , o Natal já não é propriamente uma troca de sentimentos expressos em presentes , mas sim uma troca de objectos sem o mínimo de significado . Quem ganha com tudo isto é a indústria do comércio .